Baterias automotivas devem apresentar selo do Inmetro em 2013

Chegou o tempo de festejar!
22 de fevereiro de 2017
Prepare-se para 2013: Faça suas encomendas de componentes para baterias!
22 de fevereiro de 2017
Show all

Baterias automotivas devem apresentar selo do Inmetro em 2013

Baterias automotivas fabricadas no Brasil, assim como as importadas, terão de apresentar selo de certificação de conformidade de acordo com a Portaria Inmetro nº 299, de 14 de junho de 2012.

A medida, que abrange tanto o mercado de reposição quanto as montadoras, começa a valer a partir de junho de 2013. Porém, as fabricantes e importadoras de baterias automotivas terão até dezembro do ano que vem para zerar seus estoques sem certificação. Já quem atua no Varejo terá um prazo maior para se adequar: até junho de 2014.

Conforme observa Sergio Kina, gerente técnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva:

“A novidade dessa portaria em relação à anterior (portaria Inmetro nº 301 de 21 de junho de 2011) é que esta também vale para as montadoras. A primeira estendia-se apenas ao mercado de reposição”.

De acordo com a exigência, os produtos que ser certificados são as baterias ou acumuladores elétricos chumbo-ácido, limitados à tensão nominal de 12 Volts e destinados ao uso em veículos rodoviários automotores comoautomóveis de passeio, veículos comerciais leves e pesados, tratores, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e quadriciclos.

Estão isentas as baterias específicas para motores náuticos, aeronáuticos e sistemas estacionários, como centrais de iluminação de emergência, no-breaks, sistemas de energia fotovoltaicos e estações de transmissão de telefonia ou similares, que sejam regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Você que atua nos segmentos em que recairá a portaria: fique ligado e desde já vá se preparando!

Para saber sobre os componentes plásticos para baterias automotivas da Pellizzaro Plásticos, basta entrar em contato conosco e apresentar suas principais necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *